Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52060
Type: | Dissertação |
Title: | A representação do negro e da negra em Olhos d'água: sujeitos de dor, luta e esperança |
Authors: | Túlio Romualdo Magalhães |
First Advisor: | Eduardo de Assis Duarte |
First Referee: | Constância Lima Duarte |
Second Referee: | Rafaela Kelsen Dias |
Abstract: | A obra evaristiana, cada vez mais, vem chamando a atenção da crítica literária e do público leitor. No primeiro caso, salta aos olhos o crescente número de dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos que se dedicam a analisar os contos, romances e a poesia de Conceição Evaristo. Nesse sentido, este estudo investiga de que forma se dá a representação do sujeito negro nos contos da antologia Olhos d’água (EVARISTO, 2016), da escritora mineira. Para tanto, os estudos sobre o debate feminista negro contemporâneo, a discussão em torno da literatura afro-brasileira e os conceitos de memória e identidade funcionaram como chaves de leitura que auxiliaram na análise do corpus. Ademais, promoveu-se uma leitura crítica dos contos de Olhos d’água presentes no livro. Por fim, verificou-se que Evaristo, a partir de uma linguagem potente e profunda, lança mão de um amplo repertório a fim de representar o sujeito negro por meio da dor, da luta e da esperança. |
Abstract: | Evaristo's work has increasingly drawn the attention of literary critics and the reading public. In the first case, the growing number of dissertations, theses, and other academic works dedicated to analyzing Evaristo's short stories, novels, and poetry stands out. In this sense, this study investigates how the black subject is represented in the short stories from the anthology Olhos d’água (EVARISTO, 2016) by the Brazilian writer Conceição Evaristo. For that, studies on the contemporary black feminist debate, the discussion around Afro-Brazilian literature, and the concepts of memory and identity worked as reading keys that helped in the analysis of the corpus. Furthermore, a critical reading of short stories from Olhos d'água was promoted. Finally, it was found that Evaristo, from a powerful and profound language, makes use of a wide repertoire to represent the black subject through pain, struggle, and hope. |
Subject: | Evaristo, Conceição, 1946- – Olhos d’água – Crítica e interpretação Contos brasileiros – História e crítica Negros na literatura Mulheres na literatura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52060 |
Issue Date: | 9-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A representação do negro e da negra.pdf | 706.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.