Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52458
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Material didático de português língua adicional para o curso preparatório PEC-G na UFMG
Título(s) alternativo(s): Portuguese Additional Language (PLA) didactic material in a preparatory course for PEC-G at UFMG
Autor(es): Henrique Rodrigues Leroy
André de Souza Figueiredo Freitas
Camila de Sousa Santos
Milena Maria Ferreira de Paula
Silvana Maria Mamani
Resumo: O presente estudo, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, objetiva avaliar uma unidade didática para o ensino de Português Língua Adicional (PLA) em um curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no contexto do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Busca-se investigar quais tarefas integram Metodologias Ativas e Letramento Crítico em relação aos critérios de avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do exame Celpe-Bras. Os resultados da análise indicam que a proposta promove a integração das habilidades comunicativas e busca contribuir com a autonomia e com reflexões mais críticas dos aprendizes.
Abstract: The present study, of qualitative, descriptive and exploratory nature, aims to evaluate a didactic unit for Portuguese as an Additional Language teaching in a Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras Examination) preparatory course in the context of the Undergraduate Student Agreement Program (PEC-G) at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). It is intended to investigate which tasks integrate Active Learning and Critical Literacy, regarding the evaluation criteria of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Celpe-Bras Examination. The results of the analysis indicate that the proposal promotes integration of communication skills and seeks to contribute to the autonomy and to more critical reflections of the apprentices.
Assunto: Linguística-metodologia
Prática de ensino
Lingua portugesa-estudo e ensino-falantes estrangeiros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.26.07-24
URI: http://hdl.handle.net/1843/52458
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5615
metadata.dc.relation.ispartof: Revista NUPEM
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Material didático de português língua adicional para o curso preparatório pec-g na ufmg.pdf809.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.