Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53040
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via whatsapp
Other Titles: Mobile learning in continuing teacher education: a study on the affordances emerging from english teachers’ interactions via WhatsApp
Aprendizaje móvil en el contexto de la formación permanente: un estudio sobre los affordances emergentes de las interacciones de los profesores de inglés vía WhatsApp
Authors: Junia de Carvalho Fidélis Braga
Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Antonio Carlos Martins
Abstract: Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes. Palavras-chave: Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance.
Abstract: Drawing on the concept of affordance, we discuss the use of mobile devices in teacher education, and investigate English teachers’ perceptions as well as the actions that emerge from such perceptions. The findings, based on the analysis of the corpus generated from interactions via WhatsApp and a questionnaire, indicate that the teachers value mobile devices and applications as tools for their own professional development and practice. The most recurrent affordances, however, show the use of audio materials produced during WhatsApp interactions to develop the teachers’ oral skills.
Subject: Aprendizagem
Sistemas de comunicação móvel
Professores de inglês - formação
WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53040
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033
metadata.dc.relation.ispartof: Polifonia: estudos da linguagem
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.