Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53238
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Histórias da posição científico-acadêmica da educação matemática: notas para a construção de uma agenda de investigação |
Authors: | Filipe Santos Fernandes |
Abstract: | Este texto pretende apresentar uma proposta de agenda investigação direcionada à elaboração de histórias da posição da Educação Matemática no espaço científicoacadêmico. Dada sua amplitude e complexidade, descreve-se no texto duas ações desta proposta: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático — a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber— no espaço científico-acadêmico. Essa problemática, por implicar-se em uma a produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com essa discussão uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática, especialmente no cenário ibero-americano. As discussões aqui apresentadas são decorrentes de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Brasil), recebendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Subject: | Educação matemática |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.6018/editum.2741 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53238 |
Issue Date: | Nov-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://publicaciones.um.es/publicaciones/public/obras/ficha.seam?numero=2741&edicion=1 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Histórias da posição científico-acadêmica.pdf | 63.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.