Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53238
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Filipe Santos Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T21:38:57Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T21:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 217 | pt_BR |
dc.citation.epage | 225 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.6018/editum.2741 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978849461504 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53238 | - |
dc.description.resumo | Este texto pretende apresentar uma proposta de agenda investigação direcionada à elaboração de histórias da posição da Educação Matemática no espaço científicoacadêmico. Dada sua amplitude e complexidade, descreve-se no texto duas ações desta proposta: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático — a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber— no espaço científico-acadêmico. Essa problemática, por implicar-se em uma a produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com essa discussão uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática, especialmente no cenário ibero-americano. As discussões aqui apresentadas são decorrentes de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Brasil), recebendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Saber | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject.other | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Histórias da posição científico-acadêmica da educação matemática: notas para a construção de uma agenda de investigação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://publicaciones.um.es/publicaciones/public/obras/ficha.seam?numero=2741&edicion=1 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2964-3582 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Histórias da posição científico-acadêmica.pdf | 63.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.