Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFilipe Santos Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T21:38:57Z-
dc.date.available2023-05-12T21:38:57Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage217pt_BR
dc.citation.epage225pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.6018/editum.2741pt_BR
dc.identifier.isbn978849461504pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53238-
dc.description.resumoEste texto pretende apresentar uma proposta de agenda investigação direcionada à elaboração de histórias da posição da Educação Matemática no espaço científicoacadêmico. Dada sua amplitude e complexidade, descreve-se no texto duas ações desta proposta: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático — a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber— no espaço científico-acadêmico. Essa problemática, por implicar-se em uma a produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com essa discussão uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática, especialmente no cenário ibero-americano. As discussões aqui apresentadas são decorrentes de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Brasil), recebendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Ibero-Americano de História da Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.titleHistórias da posição científico-acadêmica da educação matemática: notas para a construção de uma agenda de investigaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://publicaciones.um.es/publicaciones/public/obras/ficha.seam?numero=2741&edicion=1pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2964-3582pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Histórias da posição científico-acadêmica.pdf63.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.