Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53238
Type: Artigo de Evento
Title: Histórias da posição científico-acadêmica da educação matemática: notas para a construção de uma agenda de investigação
Authors: Filipe Santos Fernandes
Abstract: Este texto pretende apresentar uma proposta de agenda investigação direcionada à elaboração de histórias da posição da Educação Matemática no espaço científicoacadêmico. Dada sua amplitude e complexidade, descreve-se no texto duas ações desta proposta: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático — a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber— no espaço científico-acadêmico. Essa problemática, por implicar-se em uma a produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com essa discussão uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática, especialmente no cenário ibero-americano. As discussões aqui apresentadas são decorrentes de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Brasil), recebendo apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Subject: Educação matemática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.6018/editum.2741
URI: http://hdl.handle.net/1843/53238
Issue Date: Nov-2017
metadata.dc.url.externa: https://publicaciones.um.es/publicaciones/public/obras/ficha.seam?numero=2741&edicion=1
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Histórias da posição científico-acadêmica.pdf63.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.