Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/53250
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil |
Autor(es): | Patrícia Barros Soares Batista Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho |
Resumen: | Neste estudo tecemos reflexões sobre a linguagem escrita na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o acesso a essa linguagem constitui um direito da criança. Apresentamos alguns dos dados produzidos a partir da observação participante em um Centro Municipal de Educação Infantil, tendo como foco os indícios dados pelas crianças pequenas em relação ao interesse pela escrita. Os dados revelam a importância de se garantir esse direito, de modo lúdico e significativo, sempre respeitando o ritmo de desenvolvimento da infância, compreendendo que o trabalho com a linguagem escrita nessa etapa da Educação Básica não é conclusivo, mas parte de um importante ciclo de aprendizagem da vida da criança, que pode e deve contribuir, de fato, para a formação de um sujeito letrado inventivo, crítico e reflexivo. |
Asunto: | Educação básica Comunicação escrita Crianças - Escrita |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53250 |
Fecha del documento: | abr-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://rbeducacaobasica.com.br/um-olhar-sobre-a-crianca-e-seu-direito-ao-acesso-a-linguagem-escrita-na-educacao-infantil/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Básica |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil.pdf | 184.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.