Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53250
Type: Artigo de Periódico
Title: Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil
Authors: Patrícia Barros Soares Batista
Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Abstract: Neste estudo tecemos reflexões sobre a linguagem escrita na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o acesso a essa linguagem constitui um direito da criança. Apresentamos alguns dos dados produzidos a partir da observação participante em um Centro Municipal de Educação Infantil, tendo como foco os indícios dados pelas crianças pequenas em relação ao interesse pela escrita. Os dados revelam a importância de se garantir esse direito, de modo lúdico e significativo, sempre respeitando o ritmo de desenvolvimento da infância, compreendendo que o trabalho com a linguagem escrita nessa etapa da Educação Básica não é conclusivo, mas parte de um importante ciclo de aprendizagem da vida da criança, que pode e deve contribuir, de fato, para a formação de um sujeito letrado inventivo, crítico e reflexivo.
Subject: Educação básica
Comunicação escrita
Crianças - Escrita
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53250
Issue Date: Apr-2017
metadata.dc.url.externa: https://rbeducacaobasica.com.br/um-olhar-sobre-a-crianca-e-seu-direito-ao-acesso-a-linguagem-escrita-na-educacao-infantil/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Básica
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.