Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53250
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Patrícia Barros Soares Batista | pt_BR |
dc.creator | Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T22:31:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-12T22:31:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 47 | pt_BR |
dc.citation.epage | 55 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-1126 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53250 | - |
dc.description.resumo | Neste estudo tecemos reflexões sobre a linguagem escrita na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o acesso a essa linguagem constitui um direito da criança. Apresentamos alguns dos dados produzidos a partir da observação participante em um Centro Municipal de Educação Infantil, tendo como foco os indícios dados pelas crianças pequenas em relação ao interesse pela escrita. Os dados revelam a importância de se garantir esse direito, de modo lúdico e significativo, sempre respeitando o ritmo de desenvolvimento da infância, compreendendo que o trabalho com a linguagem escrita nessa etapa da Educação Básica não é conclusivo, mas parte de um importante ciclo de aprendizagem da vida da criança, que pode e deve contribuir, de fato, para a formação de um sujeito letrado inventivo, crítico e reflexivo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação Básica | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Direitos | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://rbeducacaobasica.com.br/um-olhar-sobre-a-crianca-e-seu-direito-ao-acesso-a-linguagem-escrita-na-educacao-infantil/ | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil.pdf | 184.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.