Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53250
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil
Autor(es): Patrícia Barros Soares Batista
Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho
Resumo: Neste estudo tecemos reflexões sobre a linguagem escrita na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o acesso a essa linguagem constitui um direito da criança. Apresentamos alguns dos dados produzidos a partir da observação participante em um Centro Municipal de Educação Infantil, tendo como foco os indícios dados pelas crianças pequenas em relação ao interesse pela escrita. Os dados revelam a importância de se garantir esse direito, de modo lúdico e significativo, sempre respeitando o ritmo de desenvolvimento da infância, compreendendo que o trabalho com a linguagem escrita nessa etapa da Educação Básica não é conclusivo, mas parte de um importante ciclo de aprendizagem da vida da criança, que pode e deve contribuir, de fato, para a formação de um sujeito letrado inventivo, crítico e reflexivo.
Assunto: Educação básica
Comunicação escrita
Crianças - Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53250
Data do documento: Abr-2017
metadata.dc.url.externa: https://rbeducacaobasica.com.br/um-olhar-sobre-a-crianca-e-seu-direito-ao-acesso-a-linguagem-escrita-na-educacao-infantil/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Básica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil.pdf184.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.