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http://hdl.handle.net/1843/53250
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil |
Autor(es): | Patrícia Barros Soares Batista Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho |
Resumo: | Neste estudo tecemos reflexões sobre a linguagem escrita na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o acesso a essa linguagem constitui um direito da criança. Apresentamos alguns dos dados produzidos a partir da observação participante em um Centro Municipal de Educação Infantil, tendo como foco os indícios dados pelas crianças pequenas em relação ao interesse pela escrita. Os dados revelam a importância de se garantir esse direito, de modo lúdico e significativo, sempre respeitando o ritmo de desenvolvimento da infância, compreendendo que o trabalho com a linguagem escrita nessa etapa da Educação Básica não é conclusivo, mas parte de um importante ciclo de aprendizagem da vida da criança, que pode e deve contribuir, de fato, para a formação de um sujeito letrado inventivo, crítico e reflexivo. |
Assunto: | Educação básica Comunicação escrita Crianças - Escrita |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53250 |
Data do documento: | Abr-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://rbeducacaobasica.com.br/um-olhar-sobre-a-crianca-e-seu-direito-ao-acesso-a-linguagem-escrita-na-educacao-infantil/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Básica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Um olhar sobre a criança e seu direito ao acesso à linguagem escrita na educação infantil.pdf | 184.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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