Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54057
Type: Monografia (especialização)
Title: Democracia racial e preconceito na educação infantil
Authors: Vânia Mendes de Almeida
First Advisor: Frederico Couto Marinho
Abstract: Discussões sobre relações raciais são escassas em todos os níveis de ensino no país. Entretanto, o silêncio sobre esse tema é mais evidente na educação infantil. Além da ausência de pesquisas sobre o assunto, existe na sociedade brasileira, uma visão de que a criança pequena é pura e sem maldade, e por isso, deve ser resguardada de temas como discriminação e preconceito. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a postura das educadoras da Educação Infantil de uma escola em Sete Lagoas perante situações de preconceito em sala de aula. Deve-se ressaltar que a presença do docente é muito marcante para as crianças da educação infantil, e dessa forma, é extremamente importante que as educadoras invistam em estratégias capazes de desmistificar ideias falsas envolvendo questões de etnia impregnadas no imaginário da sociedade brasileira. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, iniciada com o estudo bibliográfico, observação participante, etnografia e entrevistas. Os resultados obtidos após as analises dos dados mostra-nos a necessidade de posicionamentos em prol de uma educação libertadora.
Subject: Racismo
Eduacação infantil
Discriminação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/54057
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final POS UFMG -VANIA.pdf685.47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons