Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54078
Type: Monografia (especialização)
Title: Teaching English to the LGBTQIAP+ community: diversity is key
Authors: Victor Fernandes Fiorotti
First Advisor: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
First Referee: Marisa Mendonça Carneiro
Second Referee: Valdeni da Silva Reis
Abstract: O presente trabalho parte de uma proposta para a co-construção de uma Pedagogia Engajada (HOOKS, 1994) para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para pessoas LGBTQIAP+. O Brasil, neste contexto, é reconhecido pela marca de ser o país que mais mata pessoas trans no mundo, além de possuir uma alta taxa de homicídio de pessoas LGBTQIAP+ (BENEVIDES; NOGUEIRA, 2021; #VOTELGBT, 2021). Esta pesquisa, então, tem como objetivo principal propor um material didático para alunas/os/es e professoras/es que desejam abordar os temas dos direitos LGBTQIAP+, assim como a história desse movimento em sala de aula. Assim, explora-se ao longo das duas unidades propostas, maneiras-outras de apresentar o conteúdo curricular relacionado ao ensino da Língua Inglesa a partir do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – Nível B1, entrelaçado às vivências de corpos LGBTQIAP+. Conclui-se que ao longo do trabalho “Teaching English to the LGBTQIAP+ community: Diversity is Key”, professoras/es e alunas/os/es possam compreender criticamente o mundo multicultural e diverso em que se inserem ao se engajar em discussões que abordam as temáticas apresentadas e que são mediadas pela Língua Inglesa.
Subject: Língua inglesa - Estudo e ensino
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54078
Issue Date: 1-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teaching English to the LGBTQIAP+ community - diversity is key.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.