Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/54951
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química
Autor(es): Aline de Souza Janerine
Ana Luiza de Quadros
Resumen: A contemporaneidade tem exigido do professor criatividade, estratégias variadas, tomada de decisões e a inserção do estudante na dinâmica da sala de aula. Neste trabalho nos baseamos em Schön (2000) e Nóvoa (2009) para tratar do processo reflexivo, procurando valorizar a indissociabilidade entre os saberes teóricos e a prática docente durante a formação inicial. O objetivo foi de analisar como a reflexão sobre a própria prática contribui para o entendimento do papel do professor em sala de aula. Para isso filmamos as aulas de quatro licenciandos, em estágio extracurricular, analisamos essas aulas e compartilhamos com eles essa análise, visando construir o processo reflexivo. Notamos que a reflexão sobre a própria prática, ancorada por teorias contemporâneas de ensino e aprendizagem, oportuniza a tomada de consciência e a possibilidade de transformá-la.
Asunto: Professores - Formação
Química
Professores e alunos
Professores - Participação no planejamento curricular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/54951
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9714/5101
metadata.dc.relation.ispartof: Ciências em Foco
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Análise da própria prática docente como estratégia reflexiva na formação inicial de professores de química (1).pdf164.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.