Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/55251
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A pipoca nossa de cada dia como tema gerador para identificação de concepções alternativas |
Authors: | Joyce Cristine Silva Ferreira Saturnino |
First Advisor: | Josiane Pereira Torres |
First Referee: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | O presente trabalho buscou identificar concepções alternativas sobre a natureza da matéria e favorecer a autonomia, argumentação e participação dos estudantes por meio de uma sequência didática com abordagem investigativa, envolvendo a pipoca. A metodologia contou com análise qualitativa de pré e pós questionários, anotações em diário de campo e gravação de áudio. Tendo em vista que a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos são dependentes do meio, tal trabalho torna-se relevante após um período de pandemia em que os estudantes ficaram expostos a Fake News, descrédito da ciência e sem contato direto com a escola. Como resultados, destacamos que os estudantes apontaram as mesmas concepções alternativas evidenciadas na literatura e grande dificuldade com relação à argumentação e exposição de suas ideias. Os alunos mostraram-se participativos e envolvidos na atividade demonstrando a eficiência da abordagem investigativa para despertar o protagonismo dos estudantes. As análises dos questionários indicaram um maior domínio dos conceitos químicos após a realização das atividades. Inicialmente os estudantes apenas relacionaram a origem da pipoca no milho, sem reconhecer transformações químicas e físicas na ruptura da semente. Por outro lado, ao final das atividades 89% dos estudantes relacionaram a influência da água e 78% a mudança de estado físico da água e o aumento da pressão como responsáveis pelo processo de ruptura do milho. Consideramos assim, que as atividades desenvolvidas permitiram uma maior autonomia dos estudantes, favoreceram a argumentação entre aluno-aluno e aluno-professor e possibilitaram uma aproximação do que estudam em sala de aula, auxiliando-os assim na resolução de problemas do cotidiano. |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino Milho de pipoca |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55251 |
Issue Date: | 25-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joyce Cristine Silva Ferreira Saturnino - ok.pdf | 648.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.