Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/55339
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise de uma sequência didática com viés investigativo em uma turma de 8º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Maria Anelita Gonçalves Gomes |
primer Tutor: | Stefannie de Sá Ibraim |
primer miembro del tribunal : | Tiago Miranda Piuzana |
Resumen: | O presente estudo buscou refletir sobre estratégias para melhorar o aprendizado conceitual dos alunos nas aulas de Ciências, assim como sua socialização. Assim, visando contribuir para a aprendizagem de aspectos relativos ao tema Sistema Endócrino foi desenvolvida uma sequência de ensino baseada na abordagem de ensino por investigação. Um jogo e um estudo de caso foram desenvolvidos com o intuito de diversificar ametodologia de ensino tradicional, aproximar os alunos de situações do cotidiano,de discussões e da resolução de problemas. Essas atividades lúdicas foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública. A partir disso, pude perceber a importância de diversificar a metodologia de ensino. Por fim, considero que quando os alunos participam do processo de buscar, refletir e responder, o conhecimento é mais significativo e mais bem compreendido. |
Abstract: | The present study seeks to reflect on strategies to improve students' conceptual learning in science classes, as well as their socialization. Thus, seeking to contribute to the learning of aspectsrelated to the Endocrine System theme, a teaching sequence was developed based on the approach of teaching by investigation. A game and a case study were communicated with the aim of diversifying the traditional teaching methodology, approaching students from everyday situations, discussions and problem solving. These ludic activities were developed in an eighth-grade elementary school class in a public school. From this, I could see the importanceof diversifying the teaching methodology. Finally, consider that when students participate in the process of seeking, reflecting, and responding, knowledge is more meaningful and better understood. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55339 |
Fecha del documento: | 25-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Anelita (Conclusão).pdf | 435.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.