Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55339
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise de uma sequência didática com viés investigativo em uma turma de 8º ano do ensino fundamental
Autor(es): Maria Anelita Gonçalves Gomes
Primeiro Orientador: Stefannie de Sá Ibraim
Primeiro membro da banca : Tiago Miranda Piuzana
Resumo: O presente estudo buscou refletir sobre estratégias para melhorar o aprendizado conceitual dos alunos nas aulas de Ciências, assim como sua socialização. Assim, visando contribuir para a aprendizagem de aspectos relativos ao tema Sistema Endócrino foi desenvolvida uma sequência de ensino baseada na abordagem de ensino por investigação. Um jogo e um estudo de caso foram desenvolvidos com o intuito de diversificar ametodologia de ensino tradicional, aproximar os alunos de situações do cotidiano,de discussões e da resolução de problemas. Essas atividades lúdicas foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública. A partir disso, pude perceber a importância de diversificar a metodologia de ensino. Por fim, considero que quando os alunos participam do processo de buscar, refletir e responder, o conhecimento é mais significativo e mais bem compreendido.
Abstract: The present study seeks to reflect on strategies to improve students' conceptual learning in science classes, as well as their socialization. Thus, seeking to contribute to the learning of aspectsrelated to the Endocrine System theme, a teaching sequence was developed based on the approach of teaching by investigation. A game and a case study were communicated with the aim of diversifying the traditional teaching methodology, approaching students from everyday situations, discussions and problem solving. These ludic activities were developed in an eighth-grade elementary school class in a public school. From this, I could see the importanceof diversifying the teaching methodology. Finally, consider that when students participate in the process of seeking, reflecting, and responding, knowledge is more meaningful and better understood.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55339
Data do documento: 25-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Anelita (Conclusão).pdf435.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.