Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Stefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923733384039578pt_BR
dc.contributor.referee1Tiago Miranda Piuzanapt_BR
dc.creatorMaria Anelita Gonçalves Gomespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T13:17:25Z-
dc.date.available2023-06-26T13:17:25Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55339-
dc.description.abstractThe present study seeks to reflect on strategies to improve students' conceptual learning in science classes, as well as their socialization. Thus, seeking to contribute to the learning of aspectsrelated to the Endocrine System theme, a teaching sequence was developed based on the approach of teaching by investigation. A game and a case study were communicated with the aim of diversifying the traditional teaching methodology, approaching students from everyday situations, discussions and problem solving. These ludic activities were developed in an eighth-grade elementary school class in a public school. From this, I could see the importanceof diversifying the teaching methodology. Finally, consider that when students participate in the process of seeking, reflecting, and responding, knowledge is more meaningful and better understood.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou refletir sobre estratégias para melhorar o aprendizado conceitual dos alunos nas aulas de Ciências, assim como sua socialização. Assim, visando contribuir para a aprendizagem de aspectos relativos ao tema Sistema Endócrino foi desenvolvida uma sequência de ensino baseada na abordagem de ensino por investigação. Um jogo e um estudo de caso foram desenvolvidos com o intuito de diversificar ametodologia de ensino tradicional, aproximar os alunos de situações do cotidiano,de discussões e da resolução de problemas. Essas atividades lúdicas foram desenvolvidas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública. A partir disso, pude perceber a importância de diversificar a metodologia de ensino. Por fim, considero que quando os alunos participam do processo de buscar, refletir e responder, o conhecimento é mais significativo e mais bem compreendido.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem conceitualpt_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.subjectSistema endócrinopt_BR
dc.subjectAnabolizantept_BR
dc.titleAnálise de uma sequência didática com viés investigativo em uma turma de 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Anelita (Conclusão).pdf435.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.