Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55632
Type: Artigo de Periódico
Title: LABSIM: Experiência em Simulação como Metodologia de Ensino
Authors: Claudio de Souza
M.c.bmelo
Monalisa Maria Gresta
Nara Lúcia Carvalho da Silva
Gilmar Fidelis
Maria Angélica Tibães
Josemar de Almeida Moura
Abstract: O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação. Palavras-chave: educação médica; educação em saúde; simulação; simulação de paciente.
Subject: Medicina
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/55632
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/RILP2018.33.9
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional Em Língua Portuguesa
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LABSIM: Experiência em Simulação como Metodologia de Ensino896.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.