Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55687
Type: Artigo de Periódico
Title: Contribuições da epistemologia qualitativa de González Rey para estudos transdisciplinares
Other Titles: Contribuciones de la epistemología cualitativa de González Rey para estudios transdisciplinares
Contributions of González Rey’s qualitative epistemology to transdisciplinary studie
Authors: Juliana de Fátima Pinto
Ana Paula Paes de Paula
Abstract: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização da Epistemologia Qualitativa de González Rey como alternativa para a construção de estudos transdisciplinares. A partir do objetivo proposto, abordamos a transdisciplinaridade e os seus fundamentos, discutindo quais são os caminhos para a construção de uma nova ciência. Além disso, debatemos os conceitos de complexidade, para em seguida evidenciar como a abordagem adotada pelo autor e seu entendimento de subjetividade e de pesquisa qualitativa dialogam com tal perspectiva. Verifica-se que o pensamento de González Rey aponta para uma possibilidade de elaboração transdisciplinar, pois aborda os seus pilares metodológicos: a complexidade e a lógica do terceiro incluído se fazem presentes em suas obras, sendo que o autor também caminha em direção ao entendimento de níveis de realidade. Além disso, ao romper com a simplificação do sujeito e qualquer tipo de dogmatização, o autor estabelece um caminho para a realização de uma pesquisa que questiona os estudos hegemônicos
Abstract: This paper aims to reflect about the use of González Rey’s Qualitative Epistemology as an alternative to the construction of transdisciplinary studies. From this proposal, it was showed the transdisciplinary and its foundations, discussing the ways to build a new science. In addition, it was debated the concepts of complexity to then evidence how the approach taken by the author and his subjectivity and qualitative research understanding dialogue with such perspective. This article observes that González Rey’s thought is a possibility for a transdisciplinary study because it approaches the methodological pillars: the complexity thinking and the Hidden Third are present in his works, and the author also walks towards the understanding of levels of reality. In addition, the author breaks up with the subject simplification and any kind of dogma, and establishes a path for conducting a research that questions the hegemonic studies.
Subject: Administração de empresas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30166100
URI: http://hdl.handle.net/1843/55687
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822018000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia & Sociedade
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.