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http://hdl.handle.net/1843/55687
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Contribuições da epistemologia qualitativa de González Rey para estudos transdisciplinares |
Other Titles: | Contribuciones de la epistemología cualitativa de González Rey para estudios transdisciplinares Contributions of González Rey’s qualitative epistemology to transdisciplinary studie |
Authors: | Juliana de Fátima Pinto Ana Paula Paes de Paula |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização da Epistemologia Qualitativa de González Rey como alternativa para a construção de estudos transdisciplinares. A partir do objetivo proposto, abordamos a transdisciplinaridade e os seus fundamentos, discutindo quais são os caminhos para a construção de uma nova ciência. Além disso, debatemos os conceitos de complexidade, para em seguida evidenciar como a abordagem adotada pelo autor e seu entendimento de subjetividade e de pesquisa qualitativa dialogam com tal perspectiva. Verifica-se que o pensamento de González Rey aponta para uma possibilidade de elaboração transdisciplinar, pois aborda os seus pilares metodológicos: a complexidade e a lógica do terceiro incluído se fazem presentes em suas obras, sendo que o autor também caminha em direção ao entendimento de níveis de realidade. Além disso, ao romper com a simplificação do sujeito e qualquer tipo de dogmatização, o autor estabelece um caminho para a realização de uma pesquisa que questiona os estudos hegemônicos |
Abstract: | This paper aims to reflect about the use of González Rey’s Qualitative Epistemology as an alternative to the construction of transdisciplinary studies. From this proposal, it was showed the transdisciplinary and its foundations, discussing the ways to build a new science. In addition, it was debated the concepts of complexity to then evidence how the approach taken by the author and his subjectivity and qualitative research understanding dialogue with such perspective. This article observes that González Rey’s thought is a possibility for a transdisciplinary study because it approaches the methodological pillars: the complexity thinking and the Hidden Third are present in his works, and the author also walks towards the understanding of levels of reality. In addition, the author breaks up with the subject simplification and any kind of dogma, and establishes a path for conducting a research that questions the hegemonic studies. |
Subject: | Administração de empresas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30166100 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/55687 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822018000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Psicologia & Sociedade |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA DE GONZÁLEZ REY PARA ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES.pdf | 272.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
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