Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/56052
Type: Tese
Title: Imprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professores
Authors: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Advisor: Magda Becker Soares
First Referee: Anne-Marie Chartier
Second Referee: Antonio Augusto Gomes Batista
Third Referee: Denice Catani
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Bernardo Vaz
Abstract: A pesquisa analisa a produção mineira de três revistas pedagógicas: AMAE Educando, Dois Pontos e Presença Pedagógica, contrastando-as, em algumas situações, com outras revistas ou materiais pedagógicos produzidos no Brasil, tendo em vista pontos-chave como o objeto revista e sua forma de apresentação, com a descrição analítica de alguns de seus aspectos materiais e de conteúdo. São abordadas, também, algumas modalidades específicas de sua produção, circulação e venda, assim como as motivações editoriais para a sua edição, mediante a observação de elementos presentes no impresso e entrevistas com seus editores. Finalmente, procura-se uma breve abordagem de algumas características de leitores-professores virtuais das revistas bem como de alguns processos concretos de aproximação das editoras com o seu público. Busca-se, dessa forma, relacionar as modalidades de produção, o produto e seu pertencimento a determinada empresa de edição, para buscar uma visão relacional dos múltiplos determinantes que fazem com que as revistas pedagógicas sejam o que são. Compreender as revistas pedagógicas entre si e no meio de outras revistas exigiria um mergulho na linguagem de outras mídias. Essas linguagens não são objeto específico deste estudo, mas constituem-se, em alguns momentos, em pano de fundo fundamental para desvendar os impressos que são objeto da pesquisa. Assim, o estudo se localiza numa área multidisciplinar da Educação, da Comunicação, da Linguagem, nos estudos da Leitura em seus aspectos sociológicos, na História do Livro e das Edições, na Bibliografia. A convergência entre pontos-de-vista tão diversificados e, ao mesmo tempo, complementares, é buscada mediante o interesse pedagógico de compreensão da “imprensa pedagógica” e de seus modos de funcionamento. Desvendar a imprensa pedagógica possibilita, em última instância, conhecer melhor o campo da Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56052
Issue Date: Dec-2000
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_Isabel Cristina Alves da Silva Frade.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons