Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/58001
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa sobre alimentação e saúde |
Autor(es): | Daniela Aquino Dusi de Nazareth |
primer Tutor: | Inês Mendes Pinto |
Resumen: | Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência de ensino do tema “Alimentação e Saúde” numa sequência didática, com abordagem investigativa, para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ipatinga em Minas Gerais. Na sequência didática de 6 módulos/aula os alunos desenvolveram atividades relacionadas à natureza da ciência, presença de amido nos alimentos, organização de dados e construção de gráficos, discussão de um filme sobre nutrição e dieta e análise de rótulos nos alimentos. Ao final das atividades, os alunos responderam um questionário, no qual analisamos a percepção deles sobre a aprendizagem do tema e a adequação dessa sequência didática. No estudo do tema “Alimentação e saúde”, buscamos a conscientização dos alunos sobre a importância da alimentação saudável em atividades que desenvolvem a valorização da autonomia no levantamento de hipóteses, no posicionamento crítico para resolução de problemas e na discussão e divulgação dos resultados, propiciando a construção de conhecimentos pelos alunos. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58001 |
Fecha del documento: | 6-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Versão Final- ENCI- Daniela Aquino Dusi.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons