Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58001
Type: Monografia (especialização)
Title: Uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa sobre alimentação e saúde
Authors: Daniela Aquino Dusi de Nazareth
First Advisor: Inês Mendes Pinto
Abstract: Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência de ensino do tema “Alimentação e Saúde” numa sequência didática, com abordagem investigativa, para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ipatinga em Minas Gerais. Na sequência didática de 6 módulos/aula os alunos desenvolveram atividades relacionadas à natureza da ciência, presença de amido nos alimentos, organização de dados e construção de gráficos, discussão de um filme sobre nutrição e dieta e análise de rótulos nos alimentos. Ao final das atividades, os alunos responderam um questionário, no qual analisamos a percepção deles sobre a aprendizagem do tema e a adequação dessa sequência didática. No estudo do tema “Alimentação e saúde”, buscamos a conscientização dos alunos sobre a importância da alimentação saudável em atividades que desenvolvem a valorização da autonomia no levantamento de hipóteses, no posicionamento crítico para resolução de problemas e na discussão e divulgação dos resultados, propiciando a construção de conhecimentos pelos alunos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58001
Issue Date: 6-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Versão Final- ENCI- Daniela Aquino Dusi.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons