Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58001
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa sobre alimentação e saúde |
Authors: | Daniela Aquino Dusi de Nazareth |
First Advisor: | Inês Mendes Pinto |
Abstract: | Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência de ensino do tema “Alimentação e Saúde” numa sequência didática, com abordagem investigativa, para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ipatinga em Minas Gerais. Na sequência didática de 6 módulos/aula os alunos desenvolveram atividades relacionadas à natureza da ciência, presença de amido nos alimentos, organização de dados e construção de gráficos, discussão de um filme sobre nutrição e dieta e análise de rótulos nos alimentos. Ao final das atividades, os alunos responderam um questionário, no qual analisamos a percepção deles sobre a aprendizagem do tema e a adequação dessa sequência didática. No estudo do tema “Alimentação e saúde”, buscamos a conscientização dos alunos sobre a importância da alimentação saudável em atividades que desenvolvem a valorização da autonomia no levantamento de hipóteses, no posicionamento crítico para resolução de problemas e na discussão e divulgação dos resultados, propiciando a construção de conhecimentos pelos alunos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58001 |
Issue Date: | 6-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Versão Final- ENCI- Daniela Aquino Dusi.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License