Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58042
Type: Monografia (especialização)
Title: Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino da síntese de proteína
Authors: Eliana Aparecida Gregório
First Advisor: Santer Alvares de Matos
Abstract: São muitas as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos na disciplina de Biologia, e as tecnologias de informação possibilitam ao estudante simular, manipular e visualizar processos que na prática seriam difíceis ou impossíveis de serem observáveis, potencializando a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho, elaboramos e refletimos sobre uma proposta de atividade com características investigativas a partir da simulação computacional “Expressão Genética- Fundamentos” disponível no projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, e analisamos o engajamento, as contribuições da simulação para outras metodologias, a correlação entre essas duas variáveis e a opinião dos alunos quanto ao roteiro e o uso da simulação nas aulas de Biologia. O presente trabalho foi realizado com 77 alunos de três turmas do primeiro ano de uma escola estadual do município de Divinópolis- MG. Os resultados demonstraram os alunos tiveram um alto engajamento, uma visão positiva para as contribuições da simulação para outras metodologias e a correlação entre as duas variáveis foi positiva e significativa. Para 96%dos alunos o roteiro foi um facilitador para a manipulação e para os 99% dos alunos o uso da simulação nas aulas de Biologia foi bom. Diante dos benefícios que o uso da simulação no processo de ensino e aprendizado sugerimos o uso dessas simulações no ensino de Biologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58042
Issue Date: 6-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANA GREGORIO.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons