Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58126
Type: Artigo de Periódico
Title: Telenovela como estratégia de educação nutricional no âmbito de uma política pública de acesso à alimentação adequada e saudável
Other Titles: Soap opera as a food and nutritional education strategy in the context of a public policy to promote access to adequate healthy food
Telenovela como estrategia de educación alimentaria y nutricional en el ámbito de una política pública de acceso a la alimentación adecuada y saludable
Authors: Jullyane Hott Filgueiras
Isabel Cristina Bento
Simone Cardoso Lisboa Pereira
Maria Flávia Gazzinelli Bethony
Abstract: O presente estudo objetivou analisar a telenovela “O caminho do meio” como estratégia de educação alimentar nutricional e a sua relação com os processos de aprendizagem inventiva e com a produção de novos modos de subjetivação. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 15 frequentadores de um restaurante popular, por meio de: (1) visualização da telenovela “O caminho do meio”, com duração de 46 minutos; e (2) entrevista individual realizada com um roteiro previamente estruturado. Após gravação, transcrição e análise de conteúdo dos discursos emergiram três categorias: (1) a telenovela e as experiências de vida dos frequentadores do restaurante popular; (2) a telenovela: cenas, personagens e mensagem; (3) novas percepções e tendências relacionadas à alimentação e ao estilo de vida. A experimentação com a telenovela forneceu uma aprendizagem inventiva e a produção de novos modos de subjetivação.
Subject: Nutrição
Pesquisa qualitativa
Telenovelas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/interface.200635
URI: http://hdl.handle.net/1843/58126
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/icse/a/jb8br8h93yRjDFXgHRZ6wHq/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.