Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/58139
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Da educação tradicional à educação do campo: os desafios e avanços da travessia, a partir de um estudo na Escola Família Agrícola Nova Esperança |
Autor(es): | Nilson José de Oliveira |
primer Tutor: | Maria Amália de Almeida Cunha |
primer Co-tutor: | Gilvander Luís Moreira |
Resumen: | A prática pedagógica da educação do campo é imprescindível para o cultivo da cultura camponesa, pois é através de uma pedagogia com prática libertadora que conseguiremos construir um saber crítico e emancipador do sujeito. Esta experiência pedagógica vivenciada pela educação do campo, e aqui falamos de modo especial da Escola Família Agrícola Nova Esperança, tem notórios desafios e também avanços detectados na prática educativa, que vai dando as condições necessárias e gradativamente consolidando o processo emancipatório de caráter transformador contribuindo para a transformação dos sujeitos. Além de me referenciar na rica bibliografia existente sobre educação do campo como uma pedagogia de participação popular, realizei uma pesquisa junto a estudantes e pais bem como, pesquisa documental, instrumentos estes que contribuíram significativamente no processo de análise e consolidação da pesquisa sobre a transição da Educação Tradicional à Educação do Campo: Desafios da travessia, dificuldades e vantagens. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação do Campo |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58139 |
Fecha del documento: | 9-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Nilson.pdf | 143.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons