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http://hdl.handle.net/1843/58139
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Da educação tradicional à educação do campo: os desafios e avanços da travessia, a partir de um estudo na Escola Família Agrícola Nova Esperança |
Autor(es): | Nilson José de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Maria Amália de Almeida Cunha |
Primeiro Coorientador: | Gilvander Luís Moreira |
Resumo: | A prática pedagógica da educação do campo é imprescindível para o cultivo da cultura camponesa, pois é através de uma pedagogia com prática libertadora que conseguiremos construir um saber crítico e emancipador do sujeito. Esta experiência pedagógica vivenciada pela educação do campo, e aqui falamos de modo especial da Escola Família Agrícola Nova Esperança, tem notórios desafios e também avanços detectados na prática educativa, que vai dando as condições necessárias e gradativamente consolidando o processo emancipatório de caráter transformador contribuindo para a transformação dos sujeitos. Além de me referenciar na rica bibliografia existente sobre educação do campo como uma pedagogia de participação popular, realizei uma pesquisa junto a estudantes e pais bem como, pesquisa documental, instrumentos estes que contribuíram significativamente no processo de análise e consolidação da pesquisa sobre a transição da Educação Tradicional à Educação do Campo: Desafios da travessia, dificuldades e vantagens. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58139 |
Data do documento: | 9-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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