Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amália de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gilvander Luís Moreirapt_BR
dc.creatorNilson José de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T14:43:49Z-
dc.date.available2023-08-23T14:43:49Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58139-
dc.description.resumoA prática pedagógica da educação do campo é imprescindível para o cultivo da cultura camponesa, pois é através de uma pedagogia com prática libertadora que conseguiremos construir um saber crítico e emancipador do sujeito. Esta experiência pedagógica vivenciada pela educação do campo, e aqui falamos de modo especial da Escola Família Agrícola Nova Esperança, tem notórios desafios e também avanços detectados na prática educativa, que vai dando as condições necessárias e gradativamente consolidando o processo emancipatório de caráter transformador contribuindo para a transformação dos sujeitos. Além de me referenciar na rica bibliografia existente sobre educação do campo como uma pedagogia de participação popular, realizei uma pesquisa junto a estudantes e pais bem como, pesquisa documental, instrumentos estes que contribuíram significativamente no processo de análise e consolidação da pesquisa sobre a transição da Educação Tradicional à Educação do Campo: Desafios da travessia, dificuldades e vantagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLuta socialpt_BR
dc.subjectEducação que transformapt_BR
dc.titleDa educação tradicional à educação do campo: os desafios e avanços da travessia, a partir de um estudo na Escola Família Agrícola Nova Esperançapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Nilson.pdf143.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons