Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58139
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Amália de Almeida Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9453598248730847 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Gilvander Luís Moreira | pt_BR |
dc.creator | Nilson José de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T14:43:49Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T14:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58139 | - |
dc.description.resumo | A prática pedagógica da educação do campo é imprescindível para o cultivo da cultura camponesa, pois é através de uma pedagogia com prática libertadora que conseguiremos construir um saber crítico e emancipador do sujeito. Esta experiência pedagógica vivenciada pela educação do campo, e aqui falamos de modo especial da Escola Família Agrícola Nova Esperança, tem notórios desafios e também avanços detectados na prática educativa, que vai dando as condições necessárias e gradativamente consolidando o processo emancipatório de caráter transformador contribuindo para a transformação dos sujeitos. Além de me referenciar na rica bibliografia existente sobre educação do campo como uma pedagogia de participação popular, realizei uma pesquisa junto a estudantes e pais bem como, pesquisa documental, instrumentos estes que contribuíram significativamente no processo de análise e consolidação da pesquisa sobre a transição da Educação Tradicional à Educação do Campo: Desafios da travessia, dificuldades e vantagens. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Luta social | pt_BR |
dc.subject | Educação que transforma | pt_BR |
dc.title | Da educação tradicional à educação do campo: os desafios e avanços da travessia, a partir de um estudo na Escola Família Agrícola Nova Esperança | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Nilson.pdf | 143.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License