Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/58920
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O tema radioatividade pautado na perspectiva CTS: uma intervenção para o ensino de química |
Autor(es): | Bruna Caroline Gonçalves |
primer Tutor: | Glessyan de Quadros Marques |
primer miembro del tribunal : | Glessyan de Quadros Marques |
Segundo miembro del tribunal: | Anderson Cézar Lobato |
Resumen: | O presente trabalho trata-se de uma sequência didática sobre o tema radioatividade pautado no enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), a qual foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio integral de uma escola pública do município de Vespasiano/MG. A sequência didática consistiu em aulas expositivas e dialogadas, roda de conversa, vídeos sobre radioatividade e o júri químico simulado no qual os alunos deveriam se posicionar sobre o aumento da oferta de energia nuclear dentro da matriz elétrica brasileira. A partir disso objetivou-se discutir as potencialidades e riscos do uso da radiação para a sociedade, promover a compreensão geral de conceitos relativos a radioatividade e desenvolver discussões em sala de aula que estimulem a argumentação, o senso crítico e a autonomia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos ao longo de sete aulas por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravação de áudio das aulas e diário de campo do pesquisador. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência de dificuldades de trabalhar com o ensino CTS nas aulas de química, já que os estudantes não estão acostumados com metodologias que exigem deles uma postura ativa em relação a sua aprendizagem, entretanto foi possível observar que os estudantes desenvolveram suas habilidades argumentativas e o senso crítico em relação ao tema radioatividade. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58920 |
Fecha del documento: | 25-mar-2023 |
Término del Embargo: | 25-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia ENCI Bruna Caroline Gonçalves - corrigido versão final.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-25 | 790.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar una copia |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.