Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58920
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O tema radioatividade pautado na perspectiva CTS: uma intervenção para o ensino de química
Autor(es): Bruna Caroline Gonçalves
primer Tutor: Glessyan de Quadros Marques
primer miembro del tribunal : Glessyan de Quadros Marques
Segundo miembro del tribunal: Anderson Cézar Lobato
Resumen: O presente trabalho trata-se de uma sequência didática sobre o tema radioatividade pautado no enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), a qual foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio integral de uma escola pública do município de Vespasiano/MG. A sequência didática consistiu em aulas expositivas e dialogadas, roda de conversa, vídeos sobre radioatividade e o júri químico simulado no qual os alunos deveriam se posicionar sobre o aumento da oferta de energia nuclear dentro da matriz elétrica brasileira. A partir disso objetivou-se discutir as potencialidades e riscos do uso da radiação para a sociedade, promover a compreensão geral de conceitos relativos a radioatividade e desenvolver discussões em sala de aula que estimulem a argumentação, o senso crítico e a autonomia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos ao longo de sete aulas por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravação de áudio das aulas e diário de campo do pesquisador. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência de dificuldades de trabalhar com o ensino CTS nas aulas de química, já que os estudantes não estão acostumados com metodologias que exigem deles uma postura ativa em relação a sua aprendizagem, entretanto foi possível observar que os estudantes desenvolveram suas habilidades argumentativas e o senso crítico em relação ao tema radioatividade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58920
Fecha del documento: 25-mar-2023
Término del Embargo: 25-mar-2025
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia ENCI Bruna Caroline Gonçalves - corrigido versão final.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-25
790.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.