Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Glessyan de Quadros Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979131577324186pt_BR
dc.contributor.referee1Glessyan de Quadros Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Anderson Cézar Lobatopt_BR
dc.creatorBruna Caroline Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860274949272568pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T12:29:26Z-
dc.date.available2023-09-26T12:29:26Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58920-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma sequência didática sobre o tema radioatividade pautado no enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), a qual foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio integral de uma escola pública do município de Vespasiano/MG. A sequência didática consistiu em aulas expositivas e dialogadas, roda de conversa, vídeos sobre radioatividade e o júri químico simulado no qual os alunos deveriam se posicionar sobre o aumento da oferta de energia nuclear dentro da matriz elétrica brasileira. A partir disso objetivou-se discutir as potencialidades e riscos do uso da radiação para a sociedade, promover a compreensão geral de conceitos relativos a radioatividade e desenvolver discussões em sala de aula que estimulem a argumentação, o senso crítico e a autonomia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos ao longo de sete aulas por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravação de áudio das aulas e diário de campo do pesquisador. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência de dificuldades de trabalhar com o ensino CTS nas aulas de química, já que os estudantes não estão acostumados com metodologias que exigem deles uma postura ativa em relação a sua aprendizagem, entretanto foi possível observar que os estudantes desenvolveram suas habilidades argumentativas e o senso crítico em relação ao tema radioatividade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectJúri simuladopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnergia nuclearpt_BR
dc.titleO tema radioatividade pautado na perspectiva CTS: uma intervenção para o ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2025-03-25-
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia ENCI Bruna Caroline Gonçalves - corrigido versão final.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-25
790.59 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.