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http://hdl.handle.net/1843/58920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Glessyan de Quadros Marques | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5979131577324186 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Glessyan de Quadros Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Anderson Cézar Lobato | pt_BR |
dc.creator | Bruna Caroline Gonçalves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860274949272568 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T12:29:26Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T12:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58920 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma sequência didática sobre o tema radioatividade pautado no enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), a qual foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio integral de uma escola pública do município de Vespasiano/MG. A sequência didática consistiu em aulas expositivas e dialogadas, roda de conversa, vídeos sobre radioatividade e o júri químico simulado no qual os alunos deveriam se posicionar sobre o aumento da oferta de energia nuclear dentro da matriz elétrica brasileira. A partir disso objetivou-se discutir as potencialidades e riscos do uso da radiação para a sociedade, promover a compreensão geral de conceitos relativos a radioatividade e desenvolver discussões em sala de aula que estimulem a argumentação, o senso crítico e a autonomia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos ao longo de sete aulas por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravação de áudio das aulas e diário de campo do pesquisador. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência de dificuldades de trabalhar com o ensino CTS nas aulas de química, já que os estudantes não estão acostumados com metodologias que exigem deles uma postura ativa em relação a sua aprendizagem, entretanto foi possível observar que os estudantes desenvolveram suas habilidades argumentativas e o senso crítico em relação ao tema radioatividade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Júri simulado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Energia nuclear | pt_BR |
dc.title | O tema radioatividade pautado na perspectiva CTS: uma intervenção para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025-03-25 | - |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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Monografia ENCI Bruna Caroline Gonçalves - corrigido versão final.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-25 | 790.59 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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