Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58920
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O tema radioatividade pautado na perspectiva CTS: uma intervenção para o ensino de química
Autor(es): Bruna Caroline Gonçalves
Primeiro Orientador: Glessyan de Quadros Marques
Primeiro membro da banca : Glessyan de Quadros Marques
Segundo membro da banca: Anderson Cézar Lobato
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma sequência didática sobre o tema radioatividade pautado no enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), a qual foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio integral de uma escola pública do município de Vespasiano/MG. A sequência didática consistiu em aulas expositivas e dialogadas, roda de conversa, vídeos sobre radioatividade e o júri químico simulado no qual os alunos deveriam se posicionar sobre o aumento da oferta de energia nuclear dentro da matriz elétrica brasileira. A partir disso objetivou-se discutir as potencialidades e riscos do uso da radiação para a sociedade, promover a compreensão geral de conceitos relativos a radioatividade e desenvolver discussões em sala de aula que estimulem a argumentação, o senso crítico e a autonomia. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos ao longo de sete aulas por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravação de áudio das aulas e diário de campo do pesquisador. A partir da análise dos dados podemos sugerir a existência de dificuldades de trabalhar com o ensino CTS nas aulas de química, já que os estudantes não estão acostumados com metodologias que exigem deles uma postura ativa em relação a sua aprendizagem, entretanto foi possível observar que os estudantes desenvolveram suas habilidades argumentativas e o senso crítico em relação ao tema radioatividade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58920
Data do documento: 25-Mar-2023
Término do Embargo: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia ENCI Bruna Caroline Gonçalves - corrigido versão final.pdf
  Até 2025-03-25
790.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.