Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59313
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora: o ensino-aprendizagem de línguas amanhã e além |
Other Titles: | The transgression of the university extension across the here-now borders: Languages Teaching-Learning tomorrow and beyond |
Authors: | Valdeni da Silva Reis Isabela de Oliveira Campos Carolina Archer Nathalie Alacoque Barros Brenda Kelly Lopes do Nascimento Anna Flávia Souza Martins Esther Rocha Gomes Pedro Henrique Domingos Kely Cristina Silva |
Abstract: | O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção, implementação e desdobramentos de uma ação realizada pelo projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021: o UNISALE Vai Além. Baseamo-nos em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, a partir de uma perspectiva decolonial. Apoiamo-nos, metodologicamente, nos construtos da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da análise quantitativa, para apresentar resultados sobre o alcance da ação aqui discutida. Assim, além de questionários, analisamos os relatos escritos pelos professores de línguas que participaram da referida ação. Os resultados indicam que, em tempos conturbados e incertos, a universidade precisa revestir-se de sua vocação e assumir sua responsabilidade social de se abrir para o diálogo e colaboração com a comunidade, indo além ao desafiar as fronteiras do aqui-agora; do perto-longe, de hoje-amanhã. |
Abstract: | The present article aims to analyze the design, implementation, and implications of UNISALE Goes Beyond, an action carried out by the extension project "UNISALE University-School Partnership” during the Covid-19 pandemic in 2021. The study is based on theoretical assumptions of Applied Linguistics, from a decolonial perspective. Methodologically, it relies on the constructs of interpretive qualitative research and quantitative analysis. The results indicate that, in troubled and uncertain times, the university needs to take on its vocation and not exempt itself from its social responsibility to open up to dialogue and collaboration with the community, going beyond as it challenges the borders of hear-now; near-far; today-tomorrow. |
Subject: | Extensão universitária Descolonização Linguagem e línguas - estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25II.4222 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59313 |
Issue Date: | 21-Dec-2022 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Linguagem & Ensino |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora o Ensino-Aprendizagem de Línguas Amanhã e Além.pdf | 637.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.