Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60941
Type: Dissertação
Title: Desafios da prática docente e a busca por caminhos: o diálogo enquanto mediador dos conflitos
Authors: Romero Henrique Abdon Silva
First Advisor: Conceição Clarete Xavier Travalha
First Referee: Conceição Clarete Xavier Travalha
Second Referee: Admir Soares de Almeida Junior
Third Referee: José Eustáquio de Brito
Abstract: O presente trabalho, delimitado à minha prática docente, utilizando-se da metodologia da narrativa autorreferencial, reflete sobre as relações de opressão às quais somos condicionados em sala de aula e suas implicações nos processos de exclusão social e racial no modelo tradicional capitalista de escola. Pensando a Educação como forma de se estabelecer novas formas de convivência entre os seres humanos, relações sociais coletivas e inclusivas, horizontais e solidárias, propomos o diálogo crítico (sincero e amoroso) como meio de superação dos conflitos sociais, considerando a integralidade e a multidimensionalidade dos que fazem parte da sala de aula.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60941
Issue Date: 11-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.