Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61038
Tipo: Dissertação
Título: Escreviventes: memórias formativas de professoras negras da Educação Infantil
Autor(es): Maricelia da Silva Palhares
primer Tutor: Maria Carolina da Silva Caldeira
primer Co-tutor: Silvania Sousa do Nascimento
primer miembro del tribunal : Nilma lino Gomes
Segundo miembro del tribunal: Iris Verena Oliveira
Resumen: A presente pesquisa buscou compreender, por meio de narrativas de professoras autodeclaradas negras, atuantes na Educação Infantil, suas trajetórias de vida e as contribuições que elas trazem para as suas formações docentes. O quadro teórico metodológico foi desenvolvido a partir de escrevivência, conceito cunhado por Conceição Evaristo, e os dados da pesquisa foram coletados em ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger. Os relatos foram analisados dentro dos tópicos: I) Relatos da infância, II) Relatos da adolescência e III) Relatos da trajetória profissional. As narrativas das professoras possibilitaram evidenciar nas trajetórias de vida suas construções identitárias enquanto mulheres negras professoras, suas ações com relação a construção da identidade das crianças e suas práticas pedagógicas com foco em uma educação antirracista.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61038
Fecha del documento: 3-jul-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO PARA ENTREGAR FAE (2).pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.