Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/61038
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escreviventes: memórias formativas de professoras negras da Educação Infantil |
Autor(es): | Maricelia da Silva Palhares |
primer Tutor: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
primer Co-tutor: | Silvania Sousa do Nascimento |
primer miembro del tribunal : | Nilma lino Gomes |
Segundo miembro del tribunal: | Iris Verena Oliveira |
Resumen: | A presente pesquisa buscou compreender, por meio de narrativas de professoras autodeclaradas negras, atuantes na Educação Infantil, suas trajetórias de vida e as contribuições que elas trazem para as suas formações docentes. O quadro teórico metodológico foi desenvolvido a partir de escrevivência, conceito cunhado por Conceição Evaristo, e os dados da pesquisa foram coletados em ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger. Os relatos foram analisados dentro dos tópicos: I) Relatos da infância, II) Relatos da adolescência e III) Relatos da trajetória profissional. As narrativas das professoras possibilitaram evidenciar nas trajetórias de vida suas construções identitárias enquanto mulheres negras professoras, suas ações com relação a construção da identidade das crianças e suas práticas pedagógicas com foco em uma educação antirracista. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61038 |
Fecha del documento: | 3-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PARA ENTREGAR FAE (2).pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.