Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61337
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de matemática na EJA em tempos de pandemia: contribuições para o planejamento a partir das ideias de Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Teaching Mathematics at EJA in times of pandemic: contributions to planning based on Paulo Freire's ideas
Autor(es): Ana Rafaela Correia Ferreira
Iandra Rebeca Ricelle de Oliveira
Patrícia Gomes Laranjo Stockler de Mello
Resumen: Este trabalho apresenta reflexões sobre o planejamento escolar de ensino remoto para a disciplina de Matemática em dois anos escolares do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos -2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para este planejamento, realizamos diversos estudos sobre EJA, ensino de Matemática e educação popular. Em Paulo Freire,tomamos, especialmente, as concepções de diálogo como fundamental no desenvolvimento do processo pedagógico, reconhecendo a prática educativa como uma prática política. A partir disso, pudemos elaborar uma proposta pedagógica específica, que levasse em consideração os anseios e as particularidades dos nossos estudantes jovens, adultos ou idosos em uma perspectiva de educação popular e emancipatória.
Abstract: This work presents reflections on the remote teaching school planning for Mathematics discipline in two school years of the Youth and Adult Elementary Education Project -2nd Segment of the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais. For this planning, we carried out several studies on EJA, Mathematics teaching and popular education. In Paulo Freire, we take, especially as conceptions of dialogue, as fundamental in the development of the pedagogical process, recognizing educational practice as a political practice. From this, we were able to elaborate a specific pedagogical proposal, which took into account the concerns and particularities of our young, adult or elderly students in a perspective of popular and emancipatory education.
Asunto: Matemática - Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/61337
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/27112
metadata.dc.relation.ispartof: Pedagogia em Ação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.