Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61337
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ensino de matemática na EJA em tempos de pandemia: contribuições para o planejamento a partir das ideias de Paulo Freire |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Mathematics at EJA in times of pandemic: contributions to planning based on Paulo Freire's ideas |
Autor(es): | Ana Rafaela Correia Ferreira Iandra Rebeca Ricelle de Oliveira Patrícia Gomes Laranjo Stockler de Mello |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre o planejamento escolar de ensino remoto para a disciplina de Matemática em dois anos escolares do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos -2° segmento do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para este planejamento, realizamos diversos estudos sobre EJA, ensino de Matemática e educação popular. Em Paulo Freire,tomamos, especialmente, as concepções de diálogo como fundamental no desenvolvimento do processo pedagógico, reconhecendo a prática educativa como uma prática política. A partir disso, pudemos elaborar uma proposta pedagógica específica, que levasse em consideração os anseios e as particularidades dos nossos estudantes jovens, adultos ou idosos em uma perspectiva de educação popular e emancipatória. |
Abstract: | This work presents reflections on the remote teaching school planning for Mathematics discipline in two school years of the Youth and Adult Elementary Education Project -2nd Segment of the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais. For this planning, we carried out several studies on EJA, Mathematics teaching and popular education. In Paulo Freire, we take, especially as conceptions of dialogue, as fundamental in the development of the pedagogical process, recognizing educational practice as a political practice. From this, we were able to elaborate a specific pedagogical proposal, which took into account the concerns and particularities of our young, adult or elderly students in a perspective of popular and emancipatory education. |
Assunto: | Matemática - Estudo e ensino Educação de jovens e adultos Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61337 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/27112 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Pedagogia em Ação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.