Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/63498
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Integração da gestão pública e escolar para uma educação de qualidade
Autor(es): Cíntia Soares e Silva Macedo
primer Tutor: Ivan Beck Ckagnazaroff
primer miembro del tribunal : Thaís Alves dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Deborah Mara Siade Barbosa
Resumen: O objetivo do presente estudo foi investigar a implementação da gestão democrática na região referida. Os resultados mostraram uma tendência de aumento na participação da comunidade escolar. Nos anos de 2017 a 2019, o percentual de participação oscilou em níveis relativamente baixos, variando de 9,54% a 11,19%. No entanto, a partir de 2022, houve um aumento notável na participação, atingindo 25,88% no segundo bimestre de 2022 e surpreendentes 32,98% no segundo bimestre de 2023. Isso sugere um envolvimento crescente da comunidade nas reuniões bimestrais. A análise destacou a importância da gestão escolar na promoção da participação da comunidade nas reuniões bimestrais. O aumento na participação nos últimos anos reflete a capacidade da gestão escolar em criar um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. No entanto, a necessidade de uma análise contínua desses dados é evidente, e a gestão escolar deve continuar monitorando e identificando as razões por trás das variações, a fim de manter e melhorar esse nível de envolvimento positivo da comunidade escolar. É importante notar que, após o período pandêmico, a participação aumentou significativamente, diminuindo a importância das relações presenciais entre a escola e a comunidade. A escola tem buscado fortalecer essas relações por meio de divulgações e parcerias, o que tem contribuído para o aumento da participação em 2023.
Asunto: Administração
Gestão Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/63498
Fecha del documento: 21-oct-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pública

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Cíntia Soares- repositório-pdf-a.pdf658.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.