Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/63498
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Integração da gestão pública e escolar para uma educação de qualidade |
Autor(es): | Cíntia Soares e Silva Macedo |
Primeiro Orientador: | Ivan Beck Ckagnazaroff |
Primeiro membro da banca : | Thaís Alves dos Santos |
Segundo membro da banca: | Deborah Mara Siade Barbosa |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi investigar a implementação da gestão democrática na região referida. Os resultados mostraram uma tendência de aumento na participação da comunidade escolar. Nos anos de 2017 a 2019, o percentual de participação oscilou em níveis relativamente baixos, variando de 9,54% a 11,19%. No entanto, a partir de 2022, houve um aumento notável na participação, atingindo 25,88% no segundo bimestre de 2022 e surpreendentes 32,98% no segundo bimestre de 2023. Isso sugere um envolvimento crescente da comunidade nas reuniões bimestrais. A análise destacou a importância da gestão escolar na promoção da participação da comunidade nas reuniões bimestrais. O aumento na participação nos últimos anos reflete a capacidade da gestão escolar em criar um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. No entanto, a necessidade de uma análise contínua desses dados é evidente, e a gestão escolar deve continuar monitorando e identificando as razões por trás das variações, a fim de manter e melhorar esse nível de envolvimento positivo da comunidade escolar. É importante notar que, após o período pandêmico, a participação aumentou significativamente, diminuindo a importância das relações presenciais entre a escola e a comunidade. A escola tem buscado fortalecer essas relações por meio de divulgações e parcerias, o que tem contribuído para o aumento da participação em 2023. |
Assunto: | Administração Gestão Pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/63498 |
Data do documento: | 21-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cíntia Soares- repositório-pdf-a.pdf | 658.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.