Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/63498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.contributor.referee1Thaís Alves dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Deborah Mara Siade Barbosapt_BR
dc.creatorCíntia Soares e Silva Macedopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T16:59:40Z-
dc.date.available2024-01-30T16:59:40Z-
dc.date.issued2023-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/63498-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi investigar a implementação da gestão democrática na região referida. Os resultados mostraram uma tendência de aumento na participação da comunidade escolar. Nos anos de 2017 a 2019, o percentual de participação oscilou em níveis relativamente baixos, variando de 9,54% a 11,19%. No entanto, a partir de 2022, houve um aumento notável na participação, atingindo 25,88% no segundo bimestre de 2022 e surpreendentes 32,98% no segundo bimestre de 2023. Isso sugere um envolvimento crescente da comunidade nas reuniões bimestrais. A análise destacou a importância da gestão escolar na promoção da participação da comunidade nas reuniões bimestrais. O aumento na participação nos últimos anos reflete a capacidade da gestão escolar em criar um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. No entanto, a necessidade de uma análise contínua desses dados é evidente, e a gestão escolar deve continuar monitorando e identificando as razões por trás das variações, a fim de manter e melhorar esse nível de envolvimento positivo da comunidade escolar. É importante notar que, após o período pandêmico, a participação aumentou significativamente, diminuindo a importância das relações presenciais entre a escola e a comunidade. A escola tem buscado fortalecer essas relações por meio de divulgações e parcerias, o que tem contribuído para o aumento da participação em 2023.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectEquipe Administrativapt_BR
dc.subjectComunidade Escolarpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão Públicapt_BR
dc.titleIntegração da gestão pública e escolar para uma educação de qualidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cíntia Soares- repositório-pdf-a.pdf658.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.