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http://hdl.handle.net/1843/63498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ivan Beck Ckagnazaroff | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536172803067886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thaís Alves dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Deborah Mara Siade Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Cíntia Soares e Silva Macedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T16:59:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T16:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/63498 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi investigar a implementação da gestão democrática na região referida. Os resultados mostraram uma tendência de aumento na participação da comunidade escolar. Nos anos de 2017 a 2019, o percentual de participação oscilou em níveis relativamente baixos, variando de 9,54% a 11,19%. No entanto, a partir de 2022, houve um aumento notável na participação, atingindo 25,88% no segundo bimestre de 2022 e surpreendentes 32,98% no segundo bimestre de 2023. Isso sugere um envolvimento crescente da comunidade nas reuniões bimestrais. A análise destacou a importância da gestão escolar na promoção da participação da comunidade nas reuniões bimestrais. O aumento na participação nos últimos anos reflete a capacidade da gestão escolar em criar um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. No entanto, a necessidade de uma análise contínua desses dados é evidente, e a gestão escolar deve continuar monitorando e identificando as razões por trás das variações, a fim de manter e melhorar esse nível de envolvimento positivo da comunidade escolar. É importante notar que, após o período pandêmico, a participação aumentou significativamente, diminuindo a importância das relações presenciais entre a escola e a comunidade. A escola tem buscado fortalecer essas relações por meio de divulgações e parcerias, o que tem contribuído para o aumento da participação em 2023. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Equipe Administrativa | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | Integração da gestão pública e escolar para uma educação de qualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pública |
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