Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65349
Type: Monografia (especialização)
Title: Evasão escolar: análise dos índices de 2020 a 2022 na Regional de Barbacena
Authors: Leda Maria Rodrigues
First Advisor: Daniel Francisco Bastos Monteiro
First Referee: Marlusa de Sevilha Gosling
Second Referee: Ricardo Augusto Oliveira Santos
Abstract: Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e análise de dados sobre a evasão escolar no ensino médio. Trata-se de resultado de observação através de acompanhamento pedagógico realizado com as escolas selecionadas, análise de artigos científicos relacionados ao tema, assim como análise de dados educacionais obtidos em plataformas públicas entre os anos de 2020 a 2022. Buscou-se identificar as causas e os desafios da evasão escolar. Foram selecionadas através de amostra aleatória intencional cinco escolas, localizadas em cinco municípios pertencentes à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena. Identificamos alguns fatores que levam à evasão escolar e possíveis estratégias de enfrentamento. Traçamos um panorama específico da realidade de cada escola, considerando suas particularidades, localização e perfil dos alunos, a fim de propor ações que possam contribuir com o combate à evasão. Palavras-chave: evasão escolar; ensino médio
Abstract: This work results from bibliographical research and data analysis on school dropout in high school. This is the result of observation through pedagogical monitoring carried out with selected schools, analysis of scientific articles related to the topic, as well as analysis of educational data obtained on public platforms between the years 2020 and 2022. We sought to identify the causes and the challenges of school dropout. Five schools were selected through an intentional random sample, located in five municipalities belonging to the district of the Regional Education Superintendency of Barbacena. We identified some factors that lead to school dropout and possible coping strategies. We draw a specific panorama of the reality of each school, considering its particularities, location and student profile, in order to propose actions that can contribute to combating dropout rates. Keywords: school; dropouthigh school.
Subject: Administração
Gestão Pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65349
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Versão Final .pdf594.64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons