Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/65359
Type: Artigo de Periódico
Title: Abordagens do brincar em cursos de graduação na área da saúde: educação física, fisioterapia e terapia ocupacional
Other Titles: Approaches to playing in undergraduate courses in the area of health: physical education, physiotherapy and occupational therapy
Authors: Marcos Filipe Guimarães Pinheiro
Christianne Luce Gomes
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o brincar é abordado nos cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Para a Educação Física, o brincar é observado como linguagem humana e a partir de suas contribuições para a formação humana e para o aprendizado e treinamento de modalidades esportivas. Já na Fisioterapia há um viés terapêutico, voltado para reabilitação, em que o brincar é tratado como ferramenta utilizada em alguns momentos do tratamento fisioterápico. A Terapia Ocupacional considera o brincar como atividade, ocupação humana, além de meio médico/terapêutico.
Abstract: This research aimed to understand how playing is approached in Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy undergraduate courses at UFMG. Bibliographic and document research was conducted. In Physical Education, playing is seen as human language and based on its contributions to human development, learning and sports training. In Physiotherapy there is therapeutic bias, strictly focused on rehabilitation, and playing is only a tool used a few times. Occupational therapy sees play as an activity, as human occupation, as well as a medical/therapeutic medium.
Subject: Lazer
Educação
Brincadeiras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55774
URI: http://hdl.handle.net/1843/65359
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55774
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABORDAGENS DO BRINCAR EM CURSOS DE.pdf764.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.