Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68096
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial |
Autor(es): | Bárbara Bruna Moreira Ramalho Lucia Helena Alvarez Leite Patrícia Moulin Mendonça |
Resumen: | O processo de democratização do acesso à escola no Brasil tem início no fim da década de 1980. Desde então, coletivos historicamente alijados da escola, como as pessoas em situação de pobreza, passaram a povoar esta instituição. Tendo como referência as teorias pós-coloniais, no presente ensaio defendemos que, tradicionalmente, a escola tem orientado suas práticas a partir de visões colonizadas e/ou colonizadoras a respeito desses sujeitos, comprometendo, assim, o potencial emancipatório desta instituição. Por outro lado, reconhecemos, a existência de tensionamentos de tais construções, sobretudo a partir de práticas engendradas pelos movimentos sociais, e, assim, a possibilidade de desenvolvimento de ações educativas de caráter decolonial nesses contextos. É, portanto, a partir do cenário de ‘projetos em disputa’, que, no presente ensaio, analisamos as concepções acerca da Educação Integral no Brasil, prática direcionada às escolas públicas e, portanto, à população pobre do país. Para tanto, duas pesquisas de doutorado atualmente em andamento são colocadas em diálogo. A partir das problematizações realizadas, verificamos a urgência da realização de um minucioso exame das práticas, políticas e produções acadêmicas acerca da Educação Integral numa perspectiva pós-colonial. |
Asunto: | Pós-colonialismo Decolonialidade Educação integral Pobreza |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68096 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=Coletivos+em+situa%C3%A7%C3%A3o+de+pobreza+e+educa%C3%A7%C3%A3o+integral%3A+um+olhar+a+partir+da+perspectiva+decolonial&combine_1= |
metadata.dc.relation.ispartof: | Reuniões Nacionais da ANPEd |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Coletivos em situação de pobreza e educação integral_ um olhar a partir da perspectiva decolonial.pdf | 161.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.