Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68096
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dc.creatorBárbara Bruna Moreira Ramalhopt_BR
dc.creatorLucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.creatorPatrícia Moulin Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-06T20:39:58Z-
dc.date.available2024-05-06T20:39:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue38pt_BR
dc.identifier.issn2447-2808pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68096-
dc.description.resumoO processo de democratização do acesso à escola no Brasil tem início no fim da década de 1980. Desde então, coletivos historicamente alijados da escola, como as pessoas em situação de pobreza, passaram a povoar esta instituição. Tendo como referência as teorias pós-coloniais, no presente ensaio defendemos que, tradicionalmente, a escola tem orientado suas práticas a partir de visões colonizadas e/ou colonizadoras a respeito desses sujeitos, comprometendo, assim, o potencial emancipatório desta instituição. Por outro lado, reconhecemos, a existência de tensionamentos de tais construções, sobretudo a partir de práticas engendradas pelos movimentos sociais, e, assim, a possibilidade de desenvolvimento de ações educativas de caráter decolonial nesses contextos. É, portanto, a partir do cenário de ‘projetos em disputa’, que, no presente ensaio, analisamos as concepções acerca da Educação Integral no Brasil, prática direcionada às escolas públicas e, portanto, à população pobre do país. Para tanto, duas pesquisas de doutorado atualmente em andamento são colocadas em diálogo. A partir das problematizações realizadas, verificamos a urgência da realização de um minucioso exame das práticas, políticas e produções acadêmicas acerca da Educação Integral numa perspectiva pós-colonial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofReuniões Nacionais da ANPEdpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-colonialpt_BR
dc.subjectDecolonialpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectSituação de pobrezapt_BR
dc.subject.otherPós-colonialismopt_BR
dc.subject.otherDecolonialidadept_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherPobrezapt_BR
dc.titleColetivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=Coletivos+em+situa%C3%A7%C3%A3o+de+pobreza+e+educa%C3%A7%C3%A3o+integral%3A+um+olhar+a+partir+da+perspectiva+decolonial&combine_1=pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5679-4004pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2494-1679pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6179-202Xpt_BR
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