Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68096
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial |
Authors: | Bárbara Bruna Moreira Ramalho Lucia Helena Alvarez Leite Patrícia Moulin Mendonça |
Abstract: | O processo de democratização do acesso à escola no Brasil tem início no fim da década de 1980. Desde então, coletivos historicamente alijados da escola, como as pessoas em situação de pobreza, passaram a povoar esta instituição. Tendo como referência as teorias pós-coloniais, no presente ensaio defendemos que, tradicionalmente, a escola tem orientado suas práticas a partir de visões colonizadas e/ou colonizadoras a respeito desses sujeitos, comprometendo, assim, o potencial emancipatório desta instituição. Por outro lado, reconhecemos, a existência de tensionamentos de tais construções, sobretudo a partir de práticas engendradas pelos movimentos sociais, e, assim, a possibilidade de desenvolvimento de ações educativas de caráter decolonial nesses contextos. É, portanto, a partir do cenário de ‘projetos em disputa’, que, no presente ensaio, analisamos as concepções acerca da Educação Integral no Brasil, prática direcionada às escolas públicas e, portanto, à população pobre do país. Para tanto, duas pesquisas de doutorado atualmente em andamento são colocadas em diálogo. A partir das problematizações realizadas, verificamos a urgência da realização de um minucioso exame das práticas, políticas e produções acadêmicas acerca da Educação Integral numa perspectiva pós-colonial. |
Subject: | Pós-colonialismo Decolonialidade Educação integral Pobreza |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68096 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=Coletivos+em+situa%C3%A7%C3%A3o+de+pobreza+e+educa%C3%A7%C3%A3o+integral%3A+um+olhar+a+partir+da+perspectiva+decolonial&combine_1= |
metadata.dc.relation.ispartof: | Reuniões Nacionais da ANPEd |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Coletivos em situação de pobreza e educação integral_ um olhar a partir da perspectiva decolonial.pdf | 161.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.