Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68096
Tipo: Artigo de Evento
Título: Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial
Autor(es): Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Lucia Helena Alvarez Leite
Patrícia Moulin Mendonça
Resumo: O processo de democratização do acesso à escola no Brasil tem início no fim da década de 1980. Desde então, coletivos historicamente alijados da escola, como as pessoas em situação de pobreza, passaram a povoar esta instituição. Tendo como referência as teorias pós-coloniais, no presente ensaio defendemos que, tradicionalmente, a escola tem orientado suas práticas a partir de visões colonizadas e/ou colonizadoras a respeito desses sujeitos, comprometendo, assim, o potencial emancipatório desta instituição. Por outro lado, reconhecemos, a existência de tensionamentos de tais construções, sobretudo a partir de práticas engendradas pelos movimentos sociais, e, assim, a possibilidade de desenvolvimento de ações educativas de caráter decolonial nesses contextos. É, portanto, a partir do cenário de ‘projetos em disputa’, que, no presente ensaio, analisamos as concepções acerca da Educação Integral no Brasil, prática direcionada às escolas públicas e, portanto, à população pobre do país. Para tanto, duas pesquisas de doutorado atualmente em andamento são colocadas em diálogo. A partir das problematizações realizadas, verificamos a urgência da realização de um minucioso exame das práticas, políticas e produções acadêmicas acerca da Educação Integral numa perspectiva pós-colonial.
Assunto: Pós-colonialismo
Decolonialidade
Educação integral
Pobreza
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68096
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=26&field_prog_codigo_value=&field_prog_categoria_target_id=All&combine=Coletivos+em+situa%C3%A7%C3%A3o+de+pobreza+e+educa%C3%A7%C3%A3o+integral%3A+um+olhar+a+partir+da+perspectiva+decolonial&combine_1=
metadata.dc.relation.ispartof: Reuniões Nacionais da ANPEd
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coletivos em situação de pobreza e educação integral_ um olhar a partir da perspectiva decolonial.pdf161.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.