Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69574
Type: Monografia (especialização)
Title: Noção de sujeito: uma proposta pedagógica no ensino fundamental II
Authors: Caroline Oliveira de Amorim
First Advisor: Janayna Maria da Rocha Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor2: Lorenzo Teixeira Vitral
First Co-advisor: Lorenzo Teixeira Vitral
First Referee: Maria Cândida Seabra
Second Referee: Shirley Freitas
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo propor um alargamento sobre o conceito de sujeito para o ensino fundamental. Tendo em vista que os livros escolares replicam conceitos apregoados pela gramática tradicional e que essa, muitas vezes, tem o foco principal no ensino metalinguístico. Proporemos, neste trabalho, uma visão mais ampla do conceito de sujeito a fim de que sirva de base para um ensino mais reflexivo acerca dos conceitos gramaticais. Para tal finalidade, utilizaremos as ferramentas conceituais da Linguística sistêmico-funcional, pois se trata de uma teoria que, além de trabalhar com textos em situação de uso, também aborda aspectos do texto que extrapolam os limites da gramática tradicional. Por isso, neste estudo, privilegiaremos o uso de gêneros das mídias sociais, tais como: memes e posts de Instagram, pois são gêneros que, além de retratarem a maneira como utilizamos a língua em nosso dia a dia, também são gêneros profundamente conhecidos pelos alunos.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69574
Issue Date: 4-Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC CAROLINE AMORIM - EDITADO-28-06-2024-Repositório1.pdf790.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.