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http://hdl.handle.net/1843/69625
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Entre a coerção avaliatória e o feedback omissivo: impressões sobre o processo da avaliação de desempenho individual realizado anualmente na Escola Estadual Israel Pinheiro de Governador Valadares - MG |
Título(s) alternativo(s): | Between evaluation coercion and omissive feedback: impressions about the individual performance assessment process carried out annually at the Israel Pinheiro State School in Governador Valadares - MG |
Autor(es): | Wenison Batista Santana |
primer Tutor: | Victor Natanael Schwetter Silveira |
primer miembro del tribunal : | Letícia Drummond Rezende |
Segundo miembro del tribunal: | Kammilla Éric Guerra de Araújo |
Tercer miembro del tribunal: | Antonio Artur de Souza |
Resumen: | Esta pesquisa é um estudo de caráter quantitativo, que buscou identificar e descrever as reais impressões dos servidores públicos sobre o processo e os efeitos da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) realizado anualmente na Escola Estadual Israel Pinheiro, instituição pública de ensino regular, situada no município de Governador Valadares - MG. A metodologia utilizada envolveu uma amostragem de 39 servidores, os quais se prontificaram a participar desta pesquisa (dado um universo de 67 efetivos lotados na referida instituição). O instrumento de coleta de dados foi um survey, contendo 68 questões, com resposta do tipo escala Likert de 5 pontos. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2023, por meio do Google Forms, no qual o link para acesso online foi disponibilizado durante uma semana entre os canais oficiais de comunicação, como e mail institucional e aplicativo Whatsapp. Sobre os dados coletados, ocorreu a tabulação e cálculo das frequências de respostas, através do software Microsoft Excel, em que foram verificados os dados do perfil da amostra, sendo posteriormente realizado o cálculo das médias de cada questão do instrumento. Os resultados obtidos evidenciaram que existe demanda em relação a uma certa coerção avaliatória alegada pela instituição (direção escolar e comissão de avaliação de desempenho funcional) como aspecto bastante proeminente nas relações intersubjetivas de caráter personalíssimo entre avaliadores e avaliados, e, também, a presença do feedback omissivo declarado pelo corpo de servidores avaliados, sendo percebido como a principal deficiência atribuída ao processo de avaliação de desempenho individual na instituição. |
Asunto: | Administração Gestão de pessoas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69625 |
Fecha del documento: | 1-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Pública |
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ENTRE A COERÇÃO AVALIATÓRIA E O FEEDBACK OMISSIVO - WENISON B. SANTANA.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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