Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69625
Type: Monografia (especialização)
Title: Entre a coerção avaliatória e o feedback omissivo: impressões sobre o processo da avaliação de desempenho individual realizado anualmente na Escola Estadual Israel Pinheiro de Governador Valadares - MG
Other Titles: Between evaluation coercion and omissive feedback: impressions about the individual performance assessment process carried out annually at the Israel Pinheiro State School in Governador Valadares - MG
Authors: Wenison Batista Santana
First Advisor: Victor Natanael Schwetter Silveira
First Referee: Letícia Drummond Rezende
Second Referee: Kammilla Éric Guerra de Araújo
Third Referee: Antonio Artur de Souza
Abstract: Esta pesquisa é um estudo de caráter quantitativo, que buscou identificar e descrever as reais impressões dos servidores públicos sobre o processo e os efeitos da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) realizado anualmente na Escola Estadual Israel Pinheiro, instituição pública de ensino regular, situada no município de Governador Valadares - MG. A metodologia utilizada envolveu uma amostragem de 39 servidores, os quais se prontificaram a participar desta pesquisa (dado um universo de 67 efetivos lotados na referida instituição). O instrumento de coleta de dados foi um survey, contendo 68 questões, com resposta do tipo escala Likert de 5 pontos. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2023, por meio do Google Forms, no qual o link para acesso online foi disponibilizado durante uma semana entre os canais oficiais de comunicação, como e mail institucional e aplicativo Whatsapp. Sobre os dados coletados, ocorreu a tabulação e cálculo das frequências de respostas, através do software Microsoft Excel, em que foram verificados os dados do perfil da amostra, sendo posteriormente realizado o cálculo das médias de cada questão do instrumento. Os resultados obtidos evidenciaram que existe demanda em relação a uma certa coerção avaliatória alegada pela instituição (direção escolar e comissão de avaliação de desempenho funcional) como aspecto bastante proeminente nas relações intersubjetivas de caráter personalíssimo entre avaliadores e avaliados, e, também, a presença do feedback omissivo declarado pelo corpo de servidores avaliados, sendo percebido como a principal deficiência atribuída ao processo de avaliação de desempenho individual na instituição.
Subject: Administração
Gestão de pessoas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69625
Issue Date: 1-Dec-2023
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública

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ENTRE A COERÇÃO AVALIATÓRIA E O FEEDBACK OMISSIVO - WENISON B. SANTANA.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


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