Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71907
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologia e Literatura: explorando novos caminhos para o ensino e aprendizagem
Autor(es): Graziane Souza da Silva
Primeiro Orientador: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Primeiro membro da banca : Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Segundo membro da banca: Juçara Moreira Teixeira
Terceiro membro da banca: Raika Luana Aleme
Resumo: Este estudo investiga o impacto da integração da tecnologia como recurso didático na disciplina de Literatura, visando melhorar a aprendizagem dos alunos e promover a motivação e o engajamento. A pesquisa, de natureza qualitativa, abrange revisão bibliográfica e análise de estudos existentes sobre o tema, identificando as principais tecnologias utilizadas e suas potencialidades e limitações no contexto educacional. Os resultados apontam vantagens, como acesso facilitado a obras literárias e recursos multimídia interativos, porém, também evidenciam preocupações, como a dependência excessiva de dispositivos eletrônicos. Dessa forma, a integração da tecnologia no ensino de Literatura pode ser eficaz para promover uma aprendizagem mais engajadora e significativa, requerendo um equilíbrio crítico e a capacitação adequada dos educadores. Este estudo se apoia também em algumas teorias com contribuições de Ernani Terra, Vani Moreira Kenski, Rildo Cosson, entre outros.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71907
Data do documento: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Graziane Silva_PROLEITURA.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.