Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71907
Type: Monografia (especialização)
Title: Tecnologia e Literatura: explorando novos caminhos para o ensino e aprendizagem
Authors: Graziane Souza da Silva
First Advisor: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
First Referee: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Second Referee: Juçara Moreira Teixeira
Third Referee: Raika Luana Aleme
Abstract: Este estudo investiga o impacto da integração da tecnologia como recurso didático na disciplina de Literatura, visando melhorar a aprendizagem dos alunos e promover a motivação e o engajamento. A pesquisa, de natureza qualitativa, abrange revisão bibliográfica e análise de estudos existentes sobre o tema, identificando as principais tecnologias utilizadas e suas potencialidades e limitações no contexto educacional. Os resultados apontam vantagens, como acesso facilitado a obras literárias e recursos multimídia interativos, porém, também evidenciam preocupações, como a dependência excessiva de dispositivos eletrônicos. Dessa forma, a integração da tecnologia no ensino de Literatura pode ser eficaz para promover uma aprendizagem mais engajadora e significativa, requerendo um equilíbrio crítico e a capacitação adequada dos educadores. Este estudo se apoia também em algumas teorias com contribuições de Ernani Terra, Vani Moreira Kenski, Rildo Cosson, entre outros.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71907
Issue Date: 24-Jun-2024
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Graziane Silva_PROLEITURA.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.